domingo, 5 de outubro de 2008

Internetês

Internetês!´´mas o que é isso?``. Para quem não sabe é uma espécie de linguagem surgida no ambiente da internet, baseada na simplificação informal da escrita, com o objetivo de tornar a escrita mais rapida, agil, e simples.
Essa linguagem é muito usada pela maioria dos usuarios da internet e odiada por uma brande parte dos professores de portugues. Que afirmam que o internetês atrapalha muito os alunos, como por exemplo, em uma redação usar o internetes e escrever PQ ao inves de PORQUE, é realmente tragico (alguns professores afimam que já corrigiram muitas redações com palavras em internetês).
O internetês está abalando o coração, de muitos professores da língua portuguesa. O assunto também já ganhou as páginas dos jornais e tem alimentado calorosos debates entre acadêmicos, escritores e jornalistas, principalmente, depois que um canal de televisão por assinatura resolveu legendar seus filmes, nitidamente movido pela necessidade mercadológica de atrair a audiência jovem, com o "internetês".
Eu particularmente confesso adotar o internetês para conversar com amigos no MSN (sala de bate-papo virtual), mas tento escrever assim o menos possível, pois reconheço que o internetês atrapalha quando usado em excesso ele acaba se tornando um costume e também neste caso é pouco usado o português corretamente, isto prejudica muito.
Atrapalhando ou não o internetês já é uma mania, sua grande vantagem é simplificar as palavras sem alterar seu conteúdo, um exemplo, ´´OI, VOCÊ ESTA BEM?``, em internetês a frase fica assim: ´´OI VC TA BEM?``, desta forma fica mais rápido, fácil e pratico escrever.
O internetês já esta de certa forma sendo aceito pela sociedade, existe ate um dicionário em internetês, disponível de graça na internet.
Cá entre nós, o internetês tem o seu lado bom, a facilidade, agilidade e simplicidade. Mas também tem o seu lado ruim, quando o usamos de mais deixando as palavras corretas de lado, ele pode se tornar uma espécie linguagem principal e nos prejudicar muito na hora de escrever uma redação ou coisa do tipo.
Por isso, usar o internetês às vezes é ótimo, fica tudo mais rápido e prático, mas o usar demais e ainda praticar pouco a escrita correta é uma grande fria.

13 comentários:

Clarissa. disse...

Concordo!

Tento abreviar o mínimo possível, só uso as mais básicas tipo "vc" e "tb".Evito abusar dessa linguagem porque se vira um costume depois sai automaticamente em provas, redações, e nem nos damos conta...

FabioRuas disse...

Pior que isso é uma verdade
Eu tbm (também) tento abreviar o minimo possivel. Mas as vezes quando eu estou (to) escrevendo algo, sai automaticamente, um "vc", ou "pq". Realmente tem o lado bom e o lado ruim.

Visite e deixe sua sugestão ou pedido
http://brutalrock.blogspot.com/

criação de sites disse...

O grande Problema da humanidade eh a simplificacao

dps q inventaram o controle remoto, todos nos ficamos comparavelmente LEIGOS em diversos assuntos, pois a coisa so tende a piorar.

SEDENTARISMO NA VEIA
rs

abraco


www.interLouco.com.br

Anônimo disse...

Muito bom o seu post! Acredite, semana passada, ainda discutíamos isso na faculdade, e lá foi terminantemente abolído o "internetês", antes até podia-se usar algma coisa em provas ou redações, mas foi abolido. Eu uso no msn, mas detesto quando usam essa escrita em blogs, por exemplo, acho que fica rídiculo. Quanto ao canal, o Telecine, eu assisti alguns filmes com essa prática, e achei péssimo essa medida.

abraço,
http://comideiaseideais.blogspot.com

Número 07 disse...

Cara,para mim isso é analfabetismo em aguns casos,e preguiça em outros!

De qualquer maneira prefir escrever corretamente,porque quando você precisar escrever algo importante pode vacilar e escrever "internetês".

abraço!

http://webfuel.blogspot.com/

Mariana disse...

Tipo, eu acho que o 'internetês' deixa de ser 'bom' quando vc começa a escrever coisas erradas e esquecer da pontuação. Não acho nada demais uma pessoa simplificar as palavras, desde que esse hábito não saia do pc. As pessoas não entendem, mas existe uma grande diferença entre ESCREVER ERRADO (ortografia e pontuação) e SIMPLIFICAÇÃO.
Ahh, também tem o tal do miguxês. Aquele lá é horrível, isso sim.
Gostei do assunto do post! ^^
Bjos

Danilo Cruz disse...

Tento escrever correto até mesmo no msn.

humor lecal disse...

eh vdd hehehe
:)

Fábio Flora disse...

Sou professor de Língua Portuguesa. Não sou contra o internetês. Sou contra a inadequação de usos. Usar o internetês num chat, tudo bem. Usar o internetês no currículo que você preparou para conseguir um emprego, não, não e não! Numa redação escolar, também não! Num trabalho da faculdade, nananinanão! Por acaso, alguém vai à praia de terno e gravata ou à missa de biquíni? É aquela estória: tudo tem sua hora, tudo tem seu lugar. Abraços!

Anônimo disse...

Internetês! hauhauhauahuahua
cada nome que aparece pela internet afora XD

Ana Célia disse...

olha, desde que não levemos o "iternetês" para fora da internet, tipo, pra escola, trabalho...eu acho que tá valendo. ´Seria um cúmulo abreviar palavras como "vc", "tb", "hj", numa prova da escola, vestibular ou no trabalho...temos que saber usar esse recurso!

Gabriel Henrique disse...

Eu uso e abuso do internetês...
Geralmente, nem uso tanto...
Mas até hoje não tive nenhum problema em provas, com algo relacionado...
Na escola, eu nunca usei internetês...
Sei diferenciar as coisas...

Abraço !


(Passa lá : www.seriescom.blogspot.com)

Anônimo disse...

Acho o internetês interessante, se houvesse uma redução coletiva, ele provavelmente substituiria a língua portuguesa.
Nem todo mundo entende frases tão simplificadas, logo, há uma falha de comunicação, quebrando assim o objetivo básico da língua