sábado, 4 de outubro de 2008

A saúde está mal de saúde!

Dona Maria precisa se consultar com um médico. Por isso tem que acordar às cinco horas da manhã, para sair às cinco e meia de sua casa, onde chegará ao posto de saúde antes das seis horas.
Ao chegar, ela deve esperar por uma hora na fila, até as sete horas (horário em que o posto de saúde é aberto). Em seguida ela tem que aguardar mais algum tempo até que as pessoas que chegaram antes dela sejam atendidas.
Quando em fim chega sua vez, Dona Maria é atendida pelo médico, que na maioria das vezes lhe passa a receita dos remédios que ela deve tomar. Com isso ela se encaminha até uma farmácia que há dentro do posto, onde são fornecidos gratuitamente (pelo menos deveria ser) os remédios que Dona Maria precisa.
Quando não há remédios disponíveis para Dona Maria, ela tem que ir até uma farmácia e comprar, mesmo com a lei dizendo que o remédio deve ser fornecido gratuitamente no posto de saúde.
Pobre Dona Maria, gasta em torno de três horas para se consultar com um médico, e às vezes ainda tem que tirar o dinheiro do próprio bolso para poder tomar os remédios que precisa.
Não é de hoje que a situação da saúde publica anda tão ruim, ao que sei nunca foi boa, nos noticiários de televisão, de rádios, e também da imprensa escrita, as notícias sempre se repetem, faltam remédios, faltam médicos, faltam verbas, isto em âmbito nacional.
Esta situação tem que mudar, Dona Maria não pode mais gastar tanto tempo para se consultar com seu médico, e muito menos tirar o dinheiro de sua aposentadoria de um salário mínimo para comprar seus remédios.
Não seria mais fácil se Dona Maria agendasse sua consulta através do agente de saúde que passa uma vez por semana em sua casa, através do telefone, ou então de alguma outra forma que seja menos sofrida? Como podem deixar que uma pessoa adoentada fique esperando tanto tempo para poder ser analisada pelo médico? O atendimento nos postos de saúde não é de graça, os cidadãos pagam por isto, e não merecem serem este tratamento desumano.
Precisamos de uma melhoria na saúde pública deste país, não podemos continuar nesta situação. A saúde pública que está doente, precisa se curar imediatamente.

4 comentários:

Unknown disse...

Eu que revisei...
lol

Anônimo disse...

Até que enfim achei um blog parecido com o meu nessa bagaça!!

Gostei muito do post cara, falou tudo, concordo plenamente contigo.

Vi seu blog no orkut. Se quiser passar no meu...

O meu tá novo, então só tem um post, mas escrevo sobre tudo que nem vc. Se quiser passar no velho pra dar uma olhada o endereço eh: www.71460.zip.net


Falow, abraço.

Anônimo disse...

precisamos de melhorias em tudo que é público nesse país, saúde, segurança, educação...

Ellen Regina - facetasdemim disse...

A ideologia por trás do serviço público está falida e os cofres públicos transbordantes... Onde está o erro?